domingo, 17 de outubro de 2010

Umas transam por amor, algumas transam por prazer, outras sem prazer, algumas transam para comer

"Do you know what it feels like for a girl?
Do you know what it feels like in this world?"
(Madonna)



Alguém já tentou definir o que é o amor? Paras as meninas prostitutas descritas em "Meire in love" (do Grupo Bagaceira de Teatro), o amor era idealizado num beijo de lingua. Em um beijo de lingua? Sim, num beijo de lingua.

Para muitos, um beijo é apenas um simples beijo. Não é um sinal de amor, e sim de desejo. Prostitutas não beijam, elas apenas transam. Reza a lenda que os homens nunca beijam uma mulher deste tipo. Para uma prostituta, o que é amor e o que é desejo? Elas não transam por amor e muito menos por prazer (se duvidar, nunca sentiram prazer no sexo). Essas meninas que tiveram a infância roubada, descritas nessa peça, representam muitas crianças nordestinas: elas se deitam com homens para matar a fome. Por um prato de comida. Onde entra o amor e o desejo na vida delas?

O sexo é mecanico. O amor, um sonho idealizado em um simples beijo. As meninas comentam que Meire, prostituta, conheceu um gringo que a beija na boca e que vai tirá-la dessa vida. E o beijo é motivo de suspiro, Meire é invejada porque beija.

"Meire in love" acaba sendo uma representação triste da realidade. Algo tão normal nas nossas vidas que se torna banal. Violência e prostituição infantil. No fundo, junto com a infância roubaram dessas meninas tudo. Seus sonhos serão destruidos e amor é algo muito metafísico para ser encontrado. Sobreviver é mais importante do que o amor e o desejo. Mas, até quando o ser humano consegue sobreviver tendo seus sonhos e fantasias constantemente destruidos?

2 comentários:

  1. Hum... essa é uma parte triste da realidade, mas sempre há exceções e, felizmente, conheci uma delas.
    Contar-lhe-ei a história quando tiver a oportunidade.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Hum... incrível a sua forte diferenciação entre amor e desejo! é chegada a hora da re-significação! Aplausos!
    Bem... além disso, com crtza tenho mto oq escrever aqui:

    - o beijo: qtas são as pessoas q hoje beijam não simplesmente por beijar? Ou melhor... qtas são as pessoas q bjam nao apenas para excitar? alguem hoje sabe aproveitar um beijo além dessas finalidades? além dessas respostas, confesso, naturais? E, outra coisa... oq é o "beijo atual" senão mais uma bela imagem de novela global, de dia dos namorados, de propaganda e marketing? Nao é por menos q o dito se torna mais uma pressão social modeladora sobre a vida dessas meninas!

    - o sexo: o q elas fazem não é sexo. elas simplesmente não sabem oq é sexo. Não saberão... e, acredito que o beijo chega como extase sinonimico do q acreditamos conhecer do sexo, do ato sexual. O gringo não a tirará dessa vida... o beijo a fez pensar q sairia dessa vida! afinal... qtas coisas não se pensa em beijo, com um beijo, após o bjo? ...

    - a realidade: a unica fantasia destruida ao meu ver foi a vida dela exatamente por ter realizado teu desejo: o beijo. No caso das Meires, aquela sociedade na qual estao inseridas, não se entristecem tanto como a nossa... eis o problema: ate q ponto é importante compreendermos o humano ATUAL em uma (só uma?) sociedade com direitos iguais a todos?

    ...

    Gostei do Post Ká! xD

    ResponderExcluir